quinta-feira, 26 de março de 2015

Faculdade: Presenças obrigatórias

         Na minha faculdade, mais especificamente no meu curso as presenças são maioritariamente obrigatória. Ou vais ou vais. Ou então não vais e pedes a alguém para assinar por ti. Ou dizes ao professor que a folha não passou por ti. Eu pessoalmente não o faço.
            Sou apologista das presenças obrigatórias, porque se pressupõe que um aluno que ingressa no ensino superior está lá porque quer, não é como no ensino secundário por exemplo, que atualmente tem de ser frequentado até uma determinada idade. Pelo menos é a ideia que tenho e acho que deveria ser uniforme na cabeça de todos os estudantes universitários. Mas não é.
            No meu primeiro ano estranhei imenso as primeiras aulas, pensei que fossem silenciosas, que o pessoal estivesse na área que queria, como eu estou, que se interessasse. Mas não aconteceu. Tive aulas mais barulhentas do que no ensino básico. Tive professores que não conseguiram por mão nos alunos e que se estavam a borrifar se estavam a fazer barulho ou não.
            Sou apologista das presenças obrigatórias, na medida em que não acho correto ir a todas as aulas, fazer todos os trabalhos, frequências, o que quer que seja e uma pessoa que só vai pontualmente fazer as avaliações tenha a mesma nota que eu. Também concordo porque no mercado de trabalho não podem existir faltas, atrasos. Ou vais ou adeus, arranjamos outro para o teu lugar.

            Esta é a minha ideia. Como é na vossa faculdade? E qual a vossa opinião?

1 comentário: